Vá conversar

Atenção!

Fique por dentro do ENEM 2011

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Leitura do dia: "Um País de Corsários"

O termo genérico "pirataria" envolve um leque imenso de atividades. A repressão paliativa de suas manifestações isoladas dissimula a força e a abrangência do fenômeno. Mas é absurdo assemelhar o comércio ilegal de bens culturais ao de quaisquer outros produtos gerados por contrabando ou falsificação. Reproduzindo as engrenagens do tráfico, chega-se ao cúmulo de criminalizar a busca por informação, marginalizando seu "usuário". E, também nesse caso, criando instrumentos segregacionistas: a defesa do copyright equivale à tentativa de preservar desigualdades.

Mas se todas as classes sociais se locupletam cotidianamente da informalidade, sob tolerância generalizada. Comércio, indústria e residências estão repletos de computadores e outros equipamentos irregulares. Jogos, músicas e filmes clandestinos entretêm milhões de famílias por todo o país, sem contar o furto de sinais de TV a cabo. A cópia integral de livros impede o colapso do ensino universitário, em especial nas instituições públicas, cujas bibliotecas possuem acervos ridículos.

O camelô virou bode expiatório do farisaísmo pequeno-burguês. Os preços irrisórios cobrados pela pirataria não justificam os custos exorbitantes do mercado regular, antes iluminam sua face gananciosa e excludente. Produtos culturais de grande circulação independem do varejo, pois se viabilizam previamente com publicidade, renúncia fiscal e eventos associados. Autores recebem migalhas, enquanto os lucros enriquecem uma rede de intermediários ociosos e insensíveis à produção artística.

A hipocrisia legalista faz parte de uma estratégia para impedir a disseminação da cultura regular, oficial, legítima. O exclusivismo cria nichos, eleva preços, alimenta ilusões de superioridade. Mas a vitória inevitável da pirataria revelará que é impossível barrar a demanda popular pelo conhecimento.


Autor(a): Guilherme Scalzilli.
www.guilhermescalzilli.blogspot.com

Faltou? Boiou? Olha o que teve hoje...

1ª Aula - Química: Apoio - Estudo para a prova.

2ª Aula - Química: Apoio - Prova.

3ª Aula - Matemática: Correção das provas.

4ª Aula - Sociologia: Correção de provas.

5ª Aula - Português: Produção de texto com o tema: "O que me faz feliz".

Dia de Hoje (:

30 de Abril - Dia do Ferroviário.

Nasceram neste dia...


Morreram neste dia...

Aniversário!

Feliz Aniversário!


Sidney


Muitas felicidades e muitos anos de vida!
É o que desejam todos do 2º Azul!

TV Atlanta

http://www.youtube.com/tvatlanta http://www.tvatlanta.no.comunidades.net